VOCÊ NÃO VAI SE APOSENTAR (DE TRABALHO MESMO)?

Todos os assuntos que não sejam relacionados a erotismo ou sexo podem ser debatidos neste espaço.
admirador-rj
/\
/\

Re: VOCÊ NÃO VAI SE APOSENTAR?

Mensagem por admirador-rj »

Mazepin escreveu: 23 Out 2025, 23:59 Há uma década eu li o livro "Adeus, Aposentadoria" de Gustavo Cerbasi. Ele abriu meus olhos para uma realidade triste: nosso sistema previdenciário público não é capaz de sustentar a massa de aposentados que virá. Isso acontece por vários motivos, mas os dois principais são:
  • A população brasileira está envelhecendo e não está se renovando com a rapidez necessária;
  • Todo mundo quer se aposentar mas ninguém quer contribuir para o INSS.
A única alternativa é tomar nas suas próprias mãos as rédeas da sua vida financeira e aprender a usar o capitalismo a seu favor (papo de coach isso, misericórdia... :risada: ), o velho conhecido "viver de renda". A questão é que para fazer dinheiro você precisa ter dinheiro, e essa fase inicial é a mais desestimulante que existe, você precisa ter MUITA disciplina para se reinventar financeiramente.

E aqui não tem escapatória mas pouca gente fala porque não quer perder a audiência: isso não só não é para todo mundo, como requer que você tenha uma renda mensal suficiente a permitir aportes mensais em investimentos (caderneta de poupança não é investimento, diga-se de passagem).

É um caminho que requer muita disciplina e vários sacrifícios (o n° de GPs que deixei de comer porque não cabia no orçamento...), mas estou começando a colher os frutos agora.
Acho que estou no mesmo caminho, ja colhendo os frutos da renda fixa, mas preciso resolver a questao de moradia que é um gasto muito grande.
Eu consigo aportar mais ou menos metade do salário, mensalmente, mas te mes que nao consigo.

Acho que é muito importante tem uma finança pessoal, um excel a respeito dos seus gastos e investimentos. Desde o início deste ano comecei uma planilha de gastos mensais para entender o perfil do meu gasto ao longo do ano e poder fazer uma projeção realista de quando posso mandar meu gerente tomar no c# (figura de linguagem) e comecas e ser um mal funcionário pra cavar uma demissão recebendo tudo que há de bom.
admirador-rj
/\
/\

Confesso que da pena ver o dinheiro indo pro aporte, pois é uma grana que eu poderia estar vivendo, fazendo loucuras, mas esse sistema nao deixa.
Faço loucuras sim, mas algumas vezes ao ano pra não passar também pela vida sem memórias.

Tem coisas que tirei da minha lista faz um tempo, como viajar pra fora, pra mim é loucura. Tenho experimentado jogado tudo pra cartão de crédito afim de ver se essa história de viajar com milhas compensa mesmo. A gente vai tentando espremer a laranja até o final né
admirador-rj
/\
/\

Já pensei em abrir um negócio, mas que negócio vale a pena quando a SELIC ta em 15%, tem que tem muita confiança pra se arriacar neste cenario quando se tem uma alternativa bem mais segura que é deixar o dinheiro no banco mesmo.
pgggato45
Verified
/\
/\

Mensagem por pgggato45 »

A princípio aposentadoria boa e ganhar na mega da virada sozinho.
Abraços
Cerveja
Verified
/\
/\

Mensagem por Cerveja »

admirador-rj escreveu: 24 Out 2025, 07:51 Já pensei em abrir um negócio, mas que negócio vale a pena quando a SELIC ta em 15%, tem que tem muita confiança pra se arriacar neste cenario quando se tem uma alternativa bem mais segura que é deixar o dinheiro no banco mesmo.
Sem precisar acordar cedo e podendo "administrar" da praia, do barco, da academia...
Essa vida de farra não é pra mim. Eu vou, mas não é pra mim.
Cerveja
Verified
/\
/\

Mensagem por Cerveja »

Thor de Copacabana escreveu: 23 Out 2025, 13:32 Li todas as respostas e gostei muito desse tópico.

Eu já falei para algumas meninas que SIM eu vou me aposentar e vai ser algo especial vide que vai ser em alguma festa do GP ARENA.
Podem se despedir,me criticar,me beijar,me abraçar ou até me xingar.Acho que faz parte.Desde a idade média jogavam tomates ou jogavam flores.E também já disse para alguém que se caso me virem possa ser um sinal de um fim mesmo.A putaria paga para mim é como se fosse um trivial na minha vida.Não sou viciado nisso e tão pouco não destino 100 % da minha vida nisso.Claro alguns acham que isso é uma enorme mentira vindo da minha parte mais não eu realmente imagino que um dia o Thor de Copacabana estará aposentado de fato.

Agora sobre a pessoa que dá vida ao Thor de Copacabana

⬇️⬇️⬇️

Eu tenho dois sonhos a se realizar em vida.É o que vier pela frente irei agradecer a Jesus Cristo.Não tenho muito o que pedir.Já realizei muitas coisas nessa vida que me fizerem muito feliz e realizado.Nos meus dias de velhice penso muito em trabalhar na área da culinária.Ter a minha barraquinha em copacabana de massas ou doces.
Penso muito em fazer um curso de pizza ou pães e vender na minha barraquinha ou vender bolo de milho.O meu hobbie fora do trabalho as vezes é cozinhar.A minha mamãe foi a vida inteira intelectual mas quando nasci ela trabalhou por uns 3 anos como boleira para somar uma renda extra para comprar o que o baby Thor de Copacabana necessitava e fico muito emocionado quando me recordo que ela abria o sorriso quando vinha para me dar um brinquedo novo.Seria o meu presente de gratidão terminar a minha vida fazendo as pessoas sorrirem com os meus pães,pizzas e bolos na minha amada COPACABANA !!!

Abraços do Thor de Copacabana 😃

⚡⚡⚡
Vivi pra ver Thor fazendo reverência à Jesus Cristo. Kkkkkk. Brincadeira, camarada.
Essa vida de farra não é pra mim. Eu vou, mas não é pra mim.
Michelin
/\
/\

Re: VOCÊ NÃO VAI SE APOSENTAR (DE TRABALHO MESMO)?

Mensagem por Michelin »

Provavelmente minha geração nao vai se aposentar, então monte você mesmo sua aposentadoria.
BurocrataRJ
Verified
/\
/\

Mensagem por BurocrataRJ »

Recomendo a leitura do livro Contos Imprevidenciários, muito bom.

Só existem dois tipos de sistemas de previdência: os que quebraram e os que vão quebrar.
Ken Masters
Verified
/\
/\

Mensagem por Ken Masters »

Tantos depoimentos emocionantes tanto na aposentadoria dessa vida quanto na aposentadoria de carreira ou ordinária.

As opções são deveras interessantes.

Realmente os concursos públicos em esfera Federal são os mais seguros tanto em termo de folha salarial em dia quanto em benefícios e regimes especiais de aposentadoria.

Quanto aos estaduais e municipais o risco de greves, interferências governamentais e cláusulas abusivas é muito maior impedindo a segurança jurídica necessária para cumprir seu destino com alguma dignidade.

A precariedade na previdência sempre aumenta sobre os profissionais da educação e saúde, são os que vejo sofrer mais tanto na condição de trabalho quanto na condição de aposentadoria. Existem categorias profissionais que conseguem equilibrar isso, mas no geral passar 30 anos ou mais tem sido cada vez mais difícil vendo a economia indo pro fundo do poço.

Quanto a recomendação de fazer investimentos e criar um aporte financeiro isso é recomendadissimo, já que a busca pela previdência privada tem sido manchada pelo nosso sistema bancário putrido.

Dito isso, garanto a vocês mais jovens que o tempo passa e voa e quando menos esperamos estamos saindo da fase do Coelho que come no Mato, para a fase Bicho Preguiça que mal sai de casa.

Se você entra em qualquer lugar procurando cadeira para se sentar seja bem vindo ao meu mundo e aproveite para pensar na aposentadoria porquê tá difícil até para elas as donzelas, quanto mais para nós pobres mortais.
"A. Lincoln tornou os homens livres e S. Colt os tornou iguais."

"Cazuza teve seus heróis morrendo de overdose, os meus heróis sobreviveram ao divórcio."
Mulato Roqueiro
Verified
/\
/\

Mensagem por Mulato Roqueiro »

Não tem muita escolha a fazer: a tendência é vivermos mais então temos de guardar dinheiro para quando nossa fase produtiva terminar.

Difícil é ver isso aos 20 anos de idade, quando teremos todo o tempo do mundo. Por falar em tempo, é ele que faz o montante crescer. Na fórmula dos juros compostos, é ele quem posa no exponencial. Não é a taxa, nem é o capital.

Pena que só aprendi isso quando o tempo já havia ido. Demorei para entender a letra de Time, do Pink Floyd.

Segue o link prá galera mais nova ouvir e aprender a não cometer os mesmos erros dos veteranos.

https://www.youtube.com/watch?v=Qr0-7Ds ... rt_radio=1
Baby eu lamento, mas não tenho tempo, prá sentir as tuas dores. As minhas eu já não aguento.

Cazuza
Responder