DO TEXTO PARA AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E AS FOTONOVELAS — A EVOLUÇÃO DO TD

Area destinada a separar um pouco os assuntos do Cafezinho, que já está cheio demais... aqui falaremos sobre todos os assuntos e debates que envolvem o Arena! Relatos, membros do site, vips, e por aí vai...
membro
/\
/\

DO TEXTO PARA AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E AS FOTONOVELAS — A EVOLUÇÃO DO TD

Mensagem por membro »

Conheço e escrevo em fóruns semelhantes ao Arena há mais de vinte anos. Hoje, o que se revela interessante à minha experiência é observar as transformações e adaptações promovidas pela nova geração de foristas, independente da idade cronológica que cada um tenha.

Atualmente, há uma adesão muito grande de foristas na prática de compor os TDs no formato de história em quadrinhos ou fotonovelas. Explico. Há uma prevalência relevante da imagem sobre o texto, o que reflete uma tendência geral da Internet. Como eu nasci no antigo Hot-Fórum, que era um site pré-imagem e muito hostil para inseri-las, a maior parte dos foristas atuantes naquela época se concentravam em encontrar uma voz original na escrita. Hoje, os foristas parecem perseguir mais um estilo gráfico.

Dei sorte no tempo que comecei em fórum, pois por ser um redator por profissão e os fóruns mais antigos focarem na narrativa, uni o prazer de descrever os meus encontros ao exercício prático da língua e da escrita.

Se a predominância da imagem é melhor ou pior, não sei dizer. Considero até legalzinho, me faz recordar o início da adolescência, quando eu lia quadrinhos e fotonovelas eróticas. Confesso que leio poucos TDs neste formato de história em quadrinhos e fotonovela, só dou atenção a esse formato quando feito por foristas que admiro. Alguns desses TDs, eu mal consigo enxergar as letras. Não se trata de um preconceito, é que a maioria dos relatos com imagens me causam a impressão de serem poluídos, que as imagens estão ali para compensar a falta de conteúdo ou a falta de um estilo. Além disso, a imposição de imagens mutila a face lúdica de um TD. Óbvio que há exceções. Digo, no entanto, que os TDs com imagens são melhores do que os TDs carregados da objetividade fria, que sempre me pareceu serem escritos por alguém muito ruim de cama.

De certa forma, a história em quadrinhos e a fotonovela em forma de TD indicam uma evolução. Quem sabe, talvez, o próximo passo seja o TD escrito através do ChatGPT. Quem viver, verá... :hum:
Estarossa
Verified
/\
/\

Re: DO TEXTO PARA AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E AS FOTONOVELAS — A EVOLUÇÃO DO TD

Mensagem por Estarossa »

Dante escreveu: 17 Jun 2023, 19:58 Quem sabe, talvez, o próximo passo seja o TD escrito através do ChatGPT. Quem viver, verá... :hum:
Eu já gerei um relato pelo ChatGPT

https://gparena.net/tdfull.php?td=28266#gsc.tab=0
Can't you see?
Life is but a dream, anyway :morte:
membro
/\
/\

Re: DO TEXTO PARA AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E AS FOTONOVELAS — A EVOLUÇÃO DO TD

Mensagem por membro »

Estarossa escreveu: 18 Jun 2023, 00:34
Eu já gerei um relato pelo ChatGPT
Provavelmente, será a próxima tendência. Na minha opinião, mais interessante do que as atuais e histórias em quadrinhos e fotonovelas, menos poluição. Esse excesso de figurinhas e fotos para ilustrar TD's é muito over.
Lex Luthor
/\
/\

Mensagem por Lex Luthor »

Eu percebi alguns foristas usando desse recurso e achei horrível no inicio pois como foi mencionado, era completamente impossível de ler o texto devido ao contraste do fundo, agora no entanto a coisa evoluiu tanto que alguns TD's parecem uma revista, é bem interessante, acho que enquanto houver uma variedade de formatos sempre será interessante, o que quebra é uma adoção em massa e acaba se perdendo uma narrativa mais ricas em detalhes que fazem a gente navegar pelo texto como se estivéssemos acompanhando de fato nuances e historias se desenrolando.

Esse também é um tipo de formato muito bom quando usado com parcimônia para prestigiar uma GP que gostamos mais.
membro
/\
/\

Mensagem por membro »

Lex Luthor escreveu: 18 Jun 2023, 14:37 Eu percebi alguns foristas usando desse recurso e achei horrível no inicio pois como foi mencionado, era completamente impossível de ler o texto devido(...) acaba se perdendo uma narrativa mais ricas em detalhes que fazem a gente navegar pelo texto como se estivéssemos acompanhando de fato nuances e historias se desenrolando.
Lex,

Muito bom ler a sua opinião, que chega com inteligência e entendimento do meu ponto de vista. Nesses tempos do “Forista Torrada Integral com Geleia”, faço questão de reverenciar aqueles que estão fora da curva. Opiniões inteligentes estão rarefeitas

O que a maioria dos foristas mais novos não se dá conta é de que o fórum existe, sobretudo, como um instrumento de memória. Olham o imediatismo, mas não enxergam a passagem do tempo, o valor histórico que um relato terá daqui há 5 ou 10 anos. Grande parte são jovens. Por exemplo, hoje posso ler o que fiz em junho do ano passado, o mês do meu aniversário, reviver o que senti, rever as mulheres com quem saí e os prazeres que extraí dessas experiências. O fórum não é um catálogo, é acervo.

Infelizmente, os TD’s ilustrados e com legenda perdem esse valor histórico. Não que esses hieróglifos modernos não tenham valor, mas eles não narram, eles querem mostrar, e isso os prejudica muito como documento que vai nos trazer o mergulho temporal daqui a alguns anos.

Talvez eu tenha essa opinião conservadora porque venho da época dos grandes relatos e dos grandes foristas. Entre 2000 e 2010, o nível intelectual do fórum tinha um patamar alto, havia os lendários narradores, a diversidade nos tipos de atendimento, que possuíam um leque de intensidade vasta. Para se ter uma ideia, só me interessei em participar dos fóruns quando li alguns desses foristas, senti vontade de fazer parte daquela turma. Pelo menos para mim, isso não existe mais. Por quê? As razões são muitas, destaco as principais.

Os puteiros, não os botequins, faziam o polo de encontro dos foristas mais atuantes. Os puteiros bombavam e a maior parte dos relatos se originava neles. Os privês tinham muito mais relevância e geravam histórias intrigantes e cômicas. Tudo era épico. Já as frees, naquela época a maioria não possuía local, o que fazia os relatos com elas serem muito mais escassos do que são hoje.

A decadência do Centro, a maior disponibilidade das salas comerciais fez as frees migrarem para atendimento com local, isso tudo virou de cabeça para baixo a geografia da luxúria carioca, que se tornou mais pobre.

Ao contrário de dez anos atrás, agora são os relatos com as frees que predominam nos fóruns, isso fez nascer o Forista Chapa Branca ou, como é popularmente conhecido, o" Forista Torrada Integral com Geleia". Raramente vemos TD’s negativo, faça uma crítica e vire alvo do ódio (sou um exemplo disso). Os megabordeis perderam completamente o protagonismo e até mesmo os privês tornaram-se secundários na visibilidade dos relatos.

Sabe a impressão nítida que tenho desde que o Hot-Fórum morreu? É que antes esse tipo de site se parecia com uma estatal, atualmente foram privatizados, o que fez a essência do conteúdo também se transformar.

Sou do tempo em que foristas traziam mulheres para o fórum, descobriam talentos nos terrenos mais improváveis e agregavam marca ao site. Estranhamente, ainda mantenho essa chama em mim, mas sinto que ela vai se desbotando.

Finalmente, posso dizer que alcancei a categoria de Dinossauro, um dos últimos, se não for o último, ainda em atividade. Como Dinossauro, considerei questionável esse espelhamento dos fóruns pelas Redes Sociais. Curtidas em fóruns me soam como uma distorção que ilude a carência das grandes vaidades, tenho certeza de quem curte muitas vezes nem leu o que curtiu. É mais um exercício de simpatia do que de atenção.

Os comentários em fórum sempre foram um aspecto interessante. Da época da qual venho eles eram feitos dentro do próprio tópico, agora foram mais bem organizados, também se espelhando nas Redes Sociais. Acontece que o fórum não é uma Rede Social, mesmo que promova uma integração aparente, mas mesmo essa integração no fórum também está mais uma Fashion Week de narcisismos.

Enfim, como Dinossauro, vou me sentindo cada vez mais deslocado, mais obsoleto. O Arena me entusiasma por ser um fórum que mantém o clima de construção, vou ficando para ver no que dá e por manter ainda a vontade de relatar encontros sexuais. Infelizmente, nsses tempos de analfabetismo funcional (em torno de 50% no Brasil) não há escritor que não sinta algum desgosto, algum amargor. O grande problema da Internet é que quando um site acaba, leva tudo para o buraco negro, a memória simplesmente desaparece, foi o caso do Hot-Fórum, do Fórum do Mister M, do Sexy Total e tantos outros.

— O que é tudo isso, Dante? É nostalgia? — me perguntaria o forista que só leu o primeiro parágrafo.

Não, não é nostalgia. É história. :piscada:
Responder