O FUTURO DO CENTRO DO RIO DE JANEIRO

Todos os assuntos que não sejam relacionados a erotismo ou sexo podem ser debatidos neste espaço.
Maui
/\
/\

O FUTURO DO CENTRO DO RIO DE JANEIRO

Mensagem por Maui »

Queridos Confrades! :abraco:

Irei transforma em tópico uma constatação que nosso colega Dante já colocou em evidência, qual será o futuro do Centro do Rio de Janeiro? De fato, a anos o Centro vem perdendo importância como referência financeira e comercial da Cidade. A migração do centro comercial da Capital para os novos centros comerciais da Barra da Tijuca e Zona Norte retiram o brilho da “meiuca” de poucas ruas que é feita o Centro do Rio.

A agonia das termas e privês que veem suas fileiras mitigadas por conta da mantença de um formato de negócio caro e ultrapassado que são as termas/boates e de garotas que trabalham de forma independente com o advento da tecnologia e os anúncios digitais.

O golpe final foi a Pandemia que foi capaz de fazer duas coisas ao mesmo tempo: mostrar como manutenção de escritórios era onerosa, desnecessária. E o encerramento das atividades daqueles que já bambeavam em manter seus comércios abertos no Centro e tiveram a sua pá de cal com a diminuição do fluxo de pessoas.

Então fica aqui a minha indagação meus colegas, o que será do Centro do Rio de Janeiro? Voltará a ser um farol como antes ou seguirá para uma mingua lenta e gradual? Ileso nós sabemos que não passará por esta pandemia, mas acreditam em alguma recuperação? Será que foi para sempre particionada a Capital entre Barra e Centro? O que vocês pensam? Tenho mais dúvidas que projeções de um futuro próximo. :morte: :morto:
Django

Re: O FUTURO DO CENTRO DO RIO DE JANEIRO

Mensagem por Django »

O centro pode ter um futuro, se os sátapras, alcaides, capitães de sesmarias colocarem um componente inédito nas suas pirotecnias, jardins babilônicos, pirâmides faraônicas etc.
Colocar povo na equação.
Até a Av Paulista tem suas transversais residênciais / mistas. Inclusive com um lado rico e outro lado remediado.
O resto é papo pra boteco.

Maui
/\
/\

Mensagem por Maui »

Django escreveu:
Colocar povo na equação.
Caro confrade, você poderia desenvolver mais sua colocação? Seria então um "resgate" do centro do Rio como habitação?
Pois o centro mesmo que transformado em polo comercial sempre foi residência de alguns. Sempre tiveram pessoas morando nas Marrecas, Evaristo Veiga, Morro da Conceição, Leandro Martis...
O ponto que eu quero chegar é: com o esvaziamento do centro, ele voltaria a ser um bairro mais residencial que comercial?
Maui
/\
/\

Mensagem por Maui »

Memorável escreveu:Eu trabalho no Centro , hoje só vou as segunda , quarta e sexta feira , tem funcionários que só vão uma ou duas vezes por semana , a empresa deu essas opções , e várias empresas estão trabalhando assim
Entendo, companheiro. Também estou neste ritmo e confesso que não quero nunca mais ter que sair de casa para ir diariamente ao trabalho.
M_t1984

Mensagem por M_t1984 »

Eu trabalho no centro, mas devido a pandemia migrei para home office e acredito que a minha empresa não deve voltar atrás nisso, já que o escritório fica no prédio do teleporto, um dos aluguéis mais caros (se não for o mais caro) do Rio. A empresa está economizando uma nota de aluguel, e também não tenho saudade do trânsito para ir e voltar.

Alem do movimento de home office, tem a insegurança que sempre esteve presente. Sou bem sincero, quando vejo alguém de chinelo no Centro já começo a desconfiar.

Acredito que uma possível solução passe pela mão do estado, diminuindo impostos para quem abrir negócios na região e subsidiar parte do valor de quem queira se aventurar a morar lá. Alem disso, tem muito escritório vazio, acredito que esses escritórios possam ser convertidos em apartamentos residenciais.

No mais, seria fomentar a região com eventos de música, lazer, etc.
Pajé
/\
/\

Mensagem por Pajé »

M_t1984 escreveu:Eu trabalho no centro, mas devido a pandemia migrei para home office e acredito que a minha empresa não deve voltar atrás nisso, já que o escritório fica no prédio do teleporto, um dos aluguéis mais caros (se não for o mais caro) do Rio. A empresa está economizando uma nota de aluguel, e também não tenho saudade do trânsito para ir e voltar.

Alem do movimento de home office, tem a insegurança que sempre esteve presente. Sou bem sincero, quando vejo alguém de chinelo no Centro já começo a desconfiar.

Acredito que uma possível solução passe pela mão do estado, diminuindo impostos para quem abrir negócios na região e subsidiar parte do valor de quem queira se aventurar a morar lá. Alem disso, tem muito escritório vazio, acredito que esses escritórios possam ser convertidos em apartamentos residenciais.

No mais, seria fomentar a região com eventos de música, lazer, etc.
https://diariodorio.com/prefeitura-prep ... ciais/amp/

https://prefeitura.rio/cidade/prefeitur ... da-regiao/
Interessante
Verified
/\
/\

Mensagem por Interessante »

Para o seu reestabelecimento (pela municipalidade):

I. Isenção total de IPTU para imóveis ocupados e produtivos
II. CEF, BNDES e PCR criarem linhas de credito imobiliário específico para a região
III. Elevação em 300% (similar ao que faz algumas prefeituras européias) do IPTU para imóveis fechados
IV. Fomento com o Privado de eventos na região Central
V. Repactuação do Consórcio do Porto Maravilha junto à CEF, abrindo espaços para empreedimetos residenciais
VI. Incorporação do Morro do Pinto e da Providência em atividades de Turismo (reestabelecer o teleférico já daria um gás)

Depois coloco outras kkkk
liutaio
/\
/\

Mensagem por liutaio »

Nem precisa ser muito bem informado e muito menos gênio pra saber que isso foi planejado! Nem sendo cego para ignorar a transformação da Rio Branco e outras áreas em Boulevard e de demolição da perimetral entre outras, isso há anos. Fora a dificultação de acesso de ônibus por lá. Este projeto é antigo! Agora os caras vêm com papinho de revitalização e tem trouxa que acredita. kkkkk Eles derrubaram o centro nos cornos de todo mundo e o plano foi escancarado e tem gente que ainda finge que não sabia... Pode gostar disto ou não e até defender, mas achar que foi casual é um pouco demais! Tem grana alta demais rolando há tempos para transformar a barra em centro comercial e matar o centro do Rio. Inocentes.
Viva a liberdade!
Maui
/\
/\

Mensagem por Maui »

Na real mesmo, eu acredito que o centro acabou como um projeto fracassado de um Porto Madero da Argentina. Seria a revitalização de uma área degradada em transformá-la em um novo polo comercial e residencial de alto padrão.

Acredito que num longo prazo esse objetivo seja alcançado, por que diferente da zona oeste, as habitações já estão prontas! No centro de SP você começa a ver os Co-Livings, na senador dantas já está sendo construído o primeiro, na real, é um prédio comercial que está sendo transformado em habitacional.

Enfim, em relação ao meretrício? O Centro caminha para um futuro igual ao de Copacabana? :hum:
Frederico Cotrim
/\
/\

Mensagem por Frederico Cotrim »

.

- Fiquei sabendo que a Olavo Bilac 28 também está pedindo identificação para entrar no prédio.
Isso certamente vai ter consequências no cotidiano dos privês que estão lá instalados.
(E mesmo de algumas frees, como é o caso da Cida).

E em função disso, é bem provável que haja uma remodelação no modus operandi dos grandes privês do Centro (Bel Prazer, Hilux, Dark, Dany, Studio Zen, Creche dos Maridos etc) - porque de repente a medida pode se estender a todos os edifícios de acesso indiscriminado na área.

Talvez haja uma "fuga" em direção aos prédios de pequeno porte (ou mesmo sobrados) nas proximidades da Pça Tiradentes, Uruguaiana, Buenos Aires, Quitanda, Largo de São Francisco, Marechal Floriano, Mem de Sá, Gomes Freire e arredores.

Tudo indica que vamos conhecer em breve um novo formato no perímetro putanhístico carioca.

O que fica patente é que as catracas estão, dessa forma, impondo uma repressão silenciosa ao comércio sexual do Rio de Janeiro.

Foto das catracas do Av Central - abril 2021

.
Corcel
Verified
/\
/\

Mensagem por Corcel »

BBWhunter escreveu:Queridos Confrades! :abraco:

Irei transforma em tópico uma constatação que nosso colega Dante já colocou em evidência, qual será o futuro do Centro do Rio de Janeiro? De fato, a anos o Centro vem perdendo importância como referência financeira e comercial da Cidade. A migração do centro comercial da Capital para os novos centros comerciais da Barra da Tijuca e Zona Norte retiram o brilho da “meiuca” de poucas ruas que é feita o Centro do Rio.

A agonia das termas e privês que veem suas fileiras mitigadas por conta da mantença de um formato de negócio caro e ultrapassado que são as termas/boates e de garotas que trabalham de forma independente com o advento da tecnologia e os anúncios digitais.

O golpe final foi a Pandemia que foi capaz de fazer duas coisas ao mesmo tempo: mostrar como manutenção de escritórios era onerosa, desnecessária. E o encerramento das atividades daqueles que já bambeavam em manter seus comércios abertos no Centro e tiveram a sua pá de cal com a diminuição do fluxo de pessoas.

Então fica aqui a minha indagação meus colegas, o que será do Centro do Rio de Janeiro? Voltará a ser um farol como antes ou seguirá para uma mingua lenta e gradual? Ileso nós sabemos que não passará por esta pandemia, mas acreditam em alguma recuperação? Será que foi para sempre particionada a Capital entre Barra e Centro? O que vocês pensam? Tenho mais dúvidas que projeções de um futuro próximo. :morte: :morto:
Tenho que ir ao centro uma vez por semana e vou falar sinto pena de como está , em nada lembra a decada de 80 , movimento , agitação . Uma pena mesmo
Ken Masters
Verified
/\
/\

Mensagem por Ken Masters »

Esse tópico merece ser estudado e observado, great job, são tantas boas ponderações que os gentlemans fizeram que nunca imaginei encontrar um nível tão bom em um debate.

O que espero daqui a 10 ou 20 anos no Centro:

Áreas turísticas revitalizadas pela new gold rush de imóveis barateados para habitação, já está acontecendo na Zona Portuária e deve se estender até a Lapa. Com isso o comércio deve florescer novamente, muitos escritórios não sobreviveram a pandemia, então obviamente teremos um surto de prédios mistos.

A boêmia carioca há anos está escondida num bueiro coberta por uma mortalha, poucos lugares como a rua do mercado devem sobreviver a meados do século XXI.

O que veremos na rua serão jovens "coloridos" e pequenos festivais fora de época, famílias recém chegadas esperançosas de morarem num local tão bem articulado na metrópole, turistas católicos visitando as igrejas barrocas, mercados amplos resultantes dos novos consumidores, a tradição de peças chinesas ainda estará no Saara e na Uruguaiana... talvez seja liberado fumar baseado na rua para aquecer o turismo, daqui uns 10 ou 20 anos, mas e a putaria?

Teremos mais prédios destinados as GP com local, talvez uma terma ou outra fechada, as termas ainda estarão aí, mas com uma possibilidade de aceitar alugar seus quartos para freelancers (principalmente entre 2:00 am and 14:00pm), o negócio dos app finalmente terão GP como opção, tão natural quanto pedir um Ifood e Uber.

Não acredito na extinção das termas como ocorreu com as agências no ages 2000, algumas irão fechar por não serem flexíveis a um novo modelo de business, talvez a hotelaria reaqueça nessas tentativas do Rio voltar a ser a cidade mais visitada da América Latina.

Quem for proprietário de prédio vai pensar em manter flats, uma vez que prédios na Barra da Tijuca, atendem turistas e GPs, sorrateiramente isso chegará com frequência em outras zonas da cidade, o Centro é um bom alvo de quartos baratos e muito mais próximo do aeroporto Internacional.

A Barra se tornou caótica pelo excedente de new richs, essa febre vai estourar uma bolha, os políticos já perceberam isso e estão voltando seus olhos para lucrarem em locais antes esquecidos e abandonados. Não duvido a 4x4 se tornar patrimônio cultural como aconteceu com a Vila Mimosa, salutar é viável investir mais no Centro do que na Zona Norte. E o comércio sobrevive, há esperança!

Rio Great Again!
"A. Lincoln tornou os homens livres e S. Colt os tornou iguais."

"Cazuza teve seus heróis morrendo de overdose, os meus heróis sobreviveram ao divórcio."
Django

Mensagem por Django »

BBWhunter escreveu: 16 Fev 2021, 09:46
Django escreveu:
Colocar povo na equação.
Caro confrade, você poderia desenvolver (...)
O ponto que eu quero chegar é: com o esvaziamento do centro, ele voltaria a ser um bairro mais residencial que comercial?
Caríssimo, BBW
Realmente este tom que usei é um misto de tristeza, indignação e ansiedade por uma região que amo de paixão desde os anos 80.
Acompanhando um pouco da história da cidade, vi que houve uma retirada forçada do povo do Centro, começando em 1905 para abertura da Av Rio Branco. Muitos não foram indenizados. O mesmo com Morro do Castelo, Morro de Santo Antonio, sem esquecer da emblemática Av Presidente Vargas. Além das ruas que você citou, me atrevo e acrescento o Ed Balança Mas Não Cai.
Povão deu lugar aos arranha-ceús e seus negócios que orbitavam os órgãos públicos da antiga capital.
Agora estes negócios esvaziaram por uma série de fatores, mas principalmente porque o dinheiro se mudou dali.
Imaginemos que aquelas dezenas de prédios que foram arrimo de famílias inteiras por décadas hoje são túmulos vazios de uma antiga prosperidade. Alguns tem sido até invadidos, para depois restituírem sua solidão carcomida, onde o destino é de destruição.
Falar em órgãos públicos penso que o TJ, BNDES, BB e Petrobrás são quem mantém aquilo ainda de pé, junto com os negócios que as orbitam.
Quantas pessoas AINDA encaram 1h,2h de péssima condução para chegar ao Centro?
Elas não gostariam de morar perto do trabalho? Além do que há uma gigantesca infra subutilizada com uma ociosidade que beira os 50%.
Na Alemanha já á programas de aquisição do governo por valor de mercado para transformar e ocupar prédios inúteis ali em função do Home-Office.
Sonho com a vida voltando ao Centro

LSantana
Verified
/\
/\

Mensagem por LSantana »

Maui escreveu: 15 Fev 2021, 18:37 Queridos Confrades! :abraco:

Confrade, bom dia!

Vamos analisar alguns pontos:

O futuro do comércio "civil" no centro:

O rio de janeiro já foi a capital do país e é uma das cidades mais famosas do mundo. É verdade que aqui no centro temos muitos escritórios e poucas residências. A prefeitura já percebeu isso e tem planos de aumentar o número de moradores dessa região.

Agora vamos pensar como comerciante, pq gastar uma fortuna em aluguel se posso alugar uma loja em um bairro com mais residências?

https://prefeitura.rio/cidade/prefeitur ... Prefeitura.

O futuro do comércio "libertino" no centro:

Quanto mais acessível e seguro for um local, melhor será para os confrades. O centro é um dos melhores locais para abir um privê ou ser free. Então nesse quesito estamos seguros.
Responder